quarta-feira, 7 de abril de 2010

Racional Vs Emocional

Eu li isso hoje e me fez pensar.

Virtude
No dicionário Houaiss: hábito adquirido ou tendência inata para as boas ações.
No aritotelismo é o comportamento que se caracteriza por buscar o equilíbrio, a justa medida na experiência dos afetos, em oposição a paixões extremas e descontroladas.


A segunda parte me pareceu muito com o caminho do meio. [e logo depois ele falava mesmo a respeito do caminho do meio]
O caminho do meio é composto de visão correta, pensamento correto, palavra correta, vida correta, esforço correto, intenção correta e meditação correta.

As pessoas as vezes acham que por ser racional nas suas ações você esta deixando de ser emocional. Não sei porque, mas parece que as pessoas dão mais valor as que são puramente emocionais do que as que são puramente racionais, como se a segunda fosse um monstro mas a primeira não o fosse.
Independente do lado que se esteja, como se pretende estár em equilíbrio se está só vendo um lado da moeda ?

Quando se é emocional apenas, tomamos atitudes extremas, tudo nos afeta muito [seja bom ou ruim a forma que afete], não tomamos decisões com sabedoria já que estamos de certa forma não completamente lúcidos, nos rendemos as paixões [que é um passo para virar vício].
Em contra ponto, quando se é racional apenas, nada nos afeta [seja bom ou ruim], tomamos decisões com sabedoria mas quem disse que essas sábias decisões é o que desejamos no nosso íntimo, não nos doamos a nada, o que nos impede de gostar verdadeiramente de uma paixão.

Longe de mim ter a presunção de dizer que estou em perfeito equilíbrio entre os dois, mas pelos menos eu sei que consigo vislumbrar os dois lados da moeda [não ao mesmo tempo (ainda)].
Eu utilizo a emoção como uma bússola, um guia, ela me diz o sentido correto, aponta para o melhor caminho para mim, o que meu Eu deseja de fato.
Feito isso, utilizo da razão para escolher qual o melhor caminho para se chegar aonde a bússola aponta.

Acredito que independente do caminho que escolha o importante é que as suas decisões sempre estejam dotadas de virtudes.
Isso retoma um pouco o texto anterior que postei. Desde que suas ações possuam as melhores intenções e sem ferir a liberdade de ninguém [não esquecendo da sua própria liberdade], não importa o que virá, você sabe que foi o melhor caminho.

2 comentários:

  1. Hum... prefiro ser mais racional q emocional na hora de lidar com sentimentos... não concordo com isso de equilíbrio perfeito não... para mim a balança tem q pesar mais pro lado em q vc saia no lucro... meu lucro é a racionalidade pq assim sempre analiso friamente a situação =P Mas vai ver a sua balança no equilíbrio é o melhor pra vc XD cada um sabe o q é melhor pra si XD

    =***

    ResponderEliminar
  2. Eu não concordo com vc jay, um equilibrio entre os dois seriam a melhor solução, pois vc não seria totalmente dominado pela racionalidade e nem pela a emoção, porém isso é muito raro de acontecer. no meu caso sou mais voltada para o lado emocional e não acho que seje ruim da impressão que se sente mais oq que acontece ao seu redor... Mas gostaria de ter o perfeito equilibrio ^^

    adoreiii o texto vini *--*

    bjuuus pessoinha do meu s2

    ResponderEliminar