segunda-feira, 5 de abril de 2010

Paz Profunda

As pessoas estão sempre querendo muitas coisas. Uma delas é paz.
Mas o que é a verdadeira paz ?
Pode ser paz com a família, no trabalho, no relacionamento, com os amigos, entre muitas outros tipos que são possíveis imaginar.
Mas acredito que todos esses tipos são apenas consequências de algo maior, a paz com você mesmo.
Como alguém pode tomar decisões centradas, imaginar o que fazer do seu presente, agir com quem está a sua volta, estudar... em fim, como alguém pode viver, se não estiver em paz consigo mesmo ?
O triste é que essa é muito difícil de ser conquistada, mas depois de atingida os benefícios são infinitos.

Cada um encontra a sua paz, a sua maneira, cada um tem as suas verdades. Uma das minhas é ter minhas ações e meus pensamentos sempre coniventes.
Acredito que dessa forma, respeitando e sendo sempre sincero com você mesmo, conseguimos respeitar e ser sincero com os outros.
"Amo-me a mim próprio demasiado para poder odiar seja o que for."
Jean Jacques Rousseau


Claro que apenas isso não basta, mas é um grande passo. Esse é apenas um dos fragmentos de um todo para que se esteja em harmonia com seu Eu.

Quando se está em paz com seu Eu, não importa o quão ruim seja a situação que o Universo lhe tenha imposto, tendo consciência de que foram suas ações que levaram a isso [pelo menos, na maior parte, elas são responsáveis], você ainda terá a tranquilidade de saber que as ações que o levou a tal foram as melhores possíveis e que você não teve que ir contra você mesmo para que fossem diferentes.
No fim, por mais que sejam ruins, se as atitudes são sempre sinceras, a longo prazo as coisas sempre se acertam ou levam a outras ainda melhores.

"É preciso movimentar. E não adianta fugir. A sombra estará ali, como ensina Jung. Tudo é movimento, como ensinam os hindus. É preciso esvaziar a taça para receber o novo. Ganha quem perde, tudo passa. Mas passa mais rápido para quem não se apega, para quem enfrenta - até um dia descobrir que apenas se enfrenta. Om Namah Shivaya"
(Tirado do site Saindo da Matrix)

Enfrente tudo que vier, saiba que coisas ruins acontecem, não adianta ir contra isso, aproveite cada momento para tirar proveito e evoluir a você mesmo com as experiências, não tenha medo de mudar, não tenha medo do novo, aproveite as oportunidades que a vida lhe dá. Se acabou de perder tudo, ótimo, acabou de ganhar uma oportunidade de recomeçar e fazer tudo ainda melhor, não adianta se lamentar por fatos acontecidos, simplesmente encare-os, aceite, e mude o que for necessário de acordo com o que aprendeu.

Quando se está em paz com seu Eu, dificílmente se terá uma "verdadeira tristeza" e essa é a maior paz que se pode ter.

"A tristeza pode sempre sobrevoar a sua cabeça, mas nunca a deixe fazer um ninho."
(Provérbio Chinês)

4 comentários:

  1. viniiiiiiiiiiiii *---*

    seu texto eh lindo nenys :)
    nossa muito perfeitoo, no próximo post vc me avisa

    Bjuuus moço ^^
    te adoro

    ResponderEliminar
  2. O Thays q história é essa de chamar o Vinícius de Nenys? U.U

    Quando se está em paz com seu Eu, dificílmente se terá uma "verdadeira tristeza"...
    Não concordo.

    Por uma simples questão...
    assim como existe amor verdadeiro... existe tristeza verdadeira... existem coisas dentro de nós q nunca poderão ser curadas... e pq evitar os sentimentos tristes se todos eles fazem parte de nós? Temos q sentir todos eles, assim nos sentimos vivos ^^ E eu sou muito em paz comigo viu? Continuo tendo paz e sentindo todos os meus sentimentos...bons e ruins XD


    =***

    ResponderEliminar
  3. Respondendo a Zoey

    Não estou falando pra negar a tristeza, muito pelo contrario, você tem que aceita-la como parte da vida, "merda acontece" rs.
    Só acho que você entendeu mal o "verdadeira tristeza"

    E foi o como terminei, você pode ficar triste por um momento, só não pode deixar que isso se perpetue.

    Verdadeira tristeza seria essa tristeza profunda.
    Como a noite escura da alma.

    ResponderEliminar
  4. Bom post cara. Concordo com praticamente tudo ^^.
    Realmente é bastante complicado manter a paz com os problemas que aparecem a nossa volta. Diariamente sempre aparece algo para tentar abalar nossa mente pensadora haha xD. Mas como vc disse lá em cima, quando está em paz com seu Eu a tristeza nunca prevalecerá ^^

    ResponderEliminar