quarta-feira, 30 de março de 2011

Dificuldade na aprendizagem e interpretação


Hoje, eu e mais 2 amigos, estávamos a conversar e comentei sobre a seguinte situação.
Tenho um aluno de EJA [Ensino de Jovens e Adultos], que não consegue entender questões simples, que não dependem de conteúdo nenhum, apenas vivência.
Problemas do tipo, fulaninho tem tanto, gastou tanto, ficou com? Mesmo sendo adulto e ter vivência de troco e tudo mais, esse aluno não soube responder, apesar de que se eu passasse apenas a conta, seria resolvida sem problemas.
Cheguei a conclusão que ele não consegue entender o que está lendo, apesar de saber ler e escrever.

Foi então que um deles comentou a seguinte situação.
Estava ele na sala de aula, quando a professora chegou e contou uma história. No final da história, ela diz, é agora que a turma se divide em dois grupos, dos que ao longo da história imaginaram os personagens, a roupa, o cenário, que "criaram" os personagens, e os que simplesmente não passaram de palavras... é essa barreira que vocês tem que quebrar.

Achei brilhante, genial, como algo tão simples e nunca pude reparar. É óbvio que não adianta eles lerem e/ou copiarem um texto, um problema, uma explicação, se eles não passarem de palavras.
Para um texto ou fala ser bem compreendido é necessário que haja uma boa interpretação e que maneira melhor de se interpretar que construindo todo o cenário na sua mente.
Isso tem que ser passado para os alunos, enquanto eles não conseguirem transformar essas palavras em um "novo mundo" dentro de seus pensamentos, pouco significado terá o seu aprendizado, mas essa transformação só pode ser feito por eles, pode até ser praticado e incentivado pelo professor, mas "Não posso ensinar a falar a quem não se esforça por falar." Confúcio

3 comentários:

  1. Companheiro professor. Já me deparei com essa situação por inúmeras vezes. A chave realmente é a interpretação dos problemas. Em História, a compreensão do processo, do fato, do cenário é fundamental, então por muitas vezes toda a minha aula parecia bem desconexa a todos. Há algumas estratégias a seguir, mas sua citação de Confúcio é extremamente pertinente.

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  2. De fato, acredito que sem interpretação, não se pode desenvolver nenhuma das áreas do conhecimento.
    Seja, humanas, exatas, linguas, principalmente áreas artísticas e por ai vai.
    Em relação a Confúcio, tenho alunos com dificuldades tão grandes quanto está que comentei no texto, porem você vê o esforço deles aprenderem e aos poucos vão conseguindo aprender, devagar e sempre, e são esses que a gente mais se dedica pra ensinar. Agora quando não há nenhum esforço da parte deles, não importa se somos os melhores ou piores professores do mundo ensinando, pouca diferença irá fazer a esses.

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  3. Cara, não sou professor como vocês, mas já percebi essa situação dentro da minha casa, as vzs sinto isso com meu pai, conversando com ele percebo isso, meu pai já frequentou o EJA, logo ele pertence a esse grupo do qual você falou. Sinto que em alguns adultos, o aprendizado é mais demorado, parece que eles não tiveram a "prática" de estudar e aprender durante a vida.

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