quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vinícius

Ontem uma amiga perguntou se eu conhecia o significado do meu nome. Falei que não e ela procurou pra mim e deu isso ai:

Vinícius

Significado: Que tem voz agradável, vinicultor, viticultor.
Origem: Latim
Numerologia deste nome: 7

Você é uma lucidez fora do comum, quando se trata de julgar o mundo e as pessoas.
E toda vez que abre a boca diz a coisa certa.
O problema é que vive com um pé no chão e outro na lua, ligando e desligando sua atenção com uma rapidez incrível.
Por, isso muitas vezes, parece estar nem ai com o que ocorre no mundo ou a sua volta.
Liberdade, para você, é a coisa mais importante do mundo e, por isso,costuma resolver sozinho seus problemas, sem pedir ajuda ou conselhos a ninguém.
Ordens? Você detesta, tanto dar quanto receber.
Só precisa aprender a controlar sua teimosia.

--

Mesmo sem levar muita fé, devo admitir que essa descrição, apesar de muito simplista, condiz exatamente como eu sou.

As pessoas acham que sou distraído e que não presto muito atenção nas coisas ou que não dou muita importância. Bem, se você me conhece e acha isso, devo dizer que não me conhece verdadeiramente.
Posso dizer que existem pouquíssimas pessoas que me conhecem a fundo, no momento, acredito que existam duas pessoas e tem mais uma que está se esforçando pra conhecer.

O mais engraçado é que o tempo de convivência não quer dizer nada, meus pais que "convivem" comigo desde que sou um bebê e deveriam ser quem mais me conhecem, cada vez mais percebo que sabem menos.

Agora o que dizer de um relacionamento de pouco mais de um ano e a pessoa já se torna parte de você.
Ou de um relacionamento de 4 meses e a pessoa consegue lhe ler completamente só olhando nos seus olhos e pela sua expressão.
Ou até mesmo de um relacionamento de pouco mais de 2 semanas e você vê o completo interesse da pessoa em querer lhe conhecer melhor e uma total sinceridade na amizade.

Sei lá, tenho muitos amigos e colegas que conheço a anos e sabem muito pouco a meu respeito, outros ainda acham que eu sou a mesma pessoa que conheceram a anos atrás, não é porque eles estagnaram que os outros também vão ter estagnado com eles.

Só sei que nunca mudei tanto como nesses últimos 15 meses e quem me conhece, sabe o motivo.
Sou muito satisfeito com a pessoa que me tornei no momento, mesmo que daqui alguns anos olhe e não goste de quem sou agora, tenho consciência de que pra chagar lá daqui alguns anos foi necessário passar por quem sou hoje e sou muito grato a quem contribuiu verdadeiramente na formação do meu Eu do presente momento.

Quanto a liberdade, de fato é o que mais estimo. Até porque no meu ponto de vista, manipular alguém é você restringir o número de escolhas dela, diminuindo assim a sua liberdade de escolha ou até mesmo chegar ao ponto de deixar a pessoa sem escolha, tirando totalmente sua liberdade.
Pra mim, isso é manipular.

Quanto a ordens, também tenho que concordar que não gosto nem de receber nem de dar, acredito que as coisas deveriam ser feitas de bom grado. Como Nietzsche diz, pensamento e ações devem estar sempre coniventes, então se alguém fez algo pra você é porque ela realmente queria fazer aquilo, lhe ajudar naquele momento era a vontade da pessoa, ela não fez obrigada ou por alguma ordem, simplesmente fez porque essa era sua vontade.
Admito que como professor , em momentos que tenho que "mandar" e mostrar essa pseudo hierarquia na sala, não me sinto muito bem. O ideal é quando consigo manter um relacionamento amigável com a turma de forma que eu peça e eles fazem pelo respeito que tem pela minha pessoa como amigo e professor e não simplesmente pelo fato de "o professor manda na sala de aula".
Isso funciona muito bem com uma turma que tenho de idade maior, mas com os pequenos [sexto ano] fica complicado, tenho que arrumar outra estratégia com eles.
Na penúltima aula na pós meu professor disse: "Se eu entro num lugar e todo mundo obedece a uma pessoa ou todos me obedecem, tem algo errado ai. Não consigo me sentir bem num lugar como esse." e me identifiquei bastante com a frase.

Em fim, só pra terminar, sim, sou bem teimoso, melhorei bastante nesse último ano, mas ainda tem muito caminho pela frente, aos poucos estou aprendendo a ser mais tolerante com as pessoas.
As vezes as pessoas acham também que sou teimoso por insistir em mostrar minha opinião e não aceitar a delas, mas isso é teimosia da parte dela. Como disse no outro post a minha única intenção é que compreendam meu ponto de vista e não tenho intenção de ficar impondo ou nem muita esperança que mudem de opinião, tudo que quero é que compreendam e não que aceitem meus argumentos. Agora me esforço ao máximo para compreender os outro mas não espere que vá aceita-los por isso.

1 comentário:

  1. Muito boa a sua postagem,
    Concordo plenamente com sua postagem.
    haha e obrigado por ser lembrada "uma amiga".Eu nem imaginava que nossa conversa iria fluir e chegar aqui, não vou comentar muito, pois não tenho o que dizer vc já disse tudo..rs...Bom, então é isso nunca mude sua opnião entretanto, a opinião que domina é sempre intolerante, ainda quando se recomenda por muito liberal. Nunca agradamos todo mundo. No entanto, as pessoas evem ter bom senso.
    Eu sou assim, agarro em minha opnião, á verifico sim, no entanto, se as pessoas acham verdadeiras ou não, o importante é que é MINHA.

    veja : sei que vai gostar...

    "Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse." (Friedrich Nietzsche), haha e ai?

    Continuando ... as pessoas que são fracas tremem diante da opnião pública, os loucos a enfrentam...rs, o sábio as julgam e a pessoa hábil dirige-a, na minha (opnião)..rs... é isso.

    ResponderEliminar