segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Como criar um povo idiota.

Já era pra eu estar dormindo a tempos, mas fiz a heresia de ligar o computador pra olhar meus emails e ver se chegou alguma coisa. Entrei nessas redes sociais, não pra ficar curtindo coisas ou ficar rindo de postagens linkadas ou odiar posts dos odiadores. Com excessão de uma rede social fechada que faço parte, onde essa toda discussão, toda postagem, conversas, perguntas e respostas são mais sérias, o Facebook e outras redes pra mim são apenas ferramentas no qual entro em contato com o pessoal da faculdade, contatos de área que trabalho e amigos da "
Terça do Metal Gear".

Durante o dia andei pensando em "Por que não continuar os posts sobre Subversão?".
Concluí que me falta uma certa organização de ideias pra poder exprimí-las.
Entender eu talvez tenha entendido a caótica rede de fios entrelaçados que engloba a Subversão e total destruição da sociedade.

São assuntos demais e preciso desenbaralhar minha mente antes de postar as coisas. Achei que explicando o conceito original de Subversão seria um começo. Talvez seja, mas não fiquei tão confiante de que todos poderiam entender completamente.

Talvez seja esse o motivo de que eu ache que seria um péssimo professor. Não tem como passar TODA a ideia de uma só vez, sendo que conforme vou pensando uma coisa vem puxando a outra e quando vou ver já estou longe do objetivo inicial.


Mas voltando... rs

Depois de ter checado minhas coisas, entrei na tal rede fechada que já citei no início do texto e ví um novo vídeo adicionado. Percebi que ele trata de algo relacionado a subversão, e PUTZ! altamente explicativo e didático!
A Subversão em si, é resultado de um aglomerado de ações e reações, muitas delas sendo 'bolas-de-neve' que estão inter-conectadas de diversas formas, e as reações são fruto das ações em conjunto com a falta de alternativas. Uma coisa vai puxando a outra, é como uma rede, uma malha... em qualquer lugar que você puxar, quando mais se puxa mais partes são puxadas de todos os lados. São, em grande parte, de médio a longo prazo [5-20 anos] para que surjam os efeitos. Não é algo que se faz da noite pro dia.

Continuo pesquisando e estudando o assunto e tenho opniões diversas e algumas até conflitantes umas as outras, por ser um assunto muito complexo. Não dá pra achar de forma precisa os culpados disso, parecem que tudo e todos são apenas peças no tabuleiro. Um jogo que é cada um por si, Deus contra todos, perde quem não ganha, e não há vencedores.

Sem mais, assistam o vídeo, e comentem se possível.

4 comentários:

  1. 1.Realmente atacar a educação é fraturar as relações sociais.
    2.Capitalismo. Simples.
    3.Discordo que a mídia seja inútil. Pelo contrário, é muito útil ao sistema do "estado idiotizador". No mais, estranho associar o "telecurso 2000" com uma dos momentos críticos da mídia. Mas foram ótimas as reflexões sobre esse ponto, sobretudo no que toca o esvaziamento das discussões televisivas. Contudo, ressalto que há boa mídia - até - em tv aberta. Mas é necessário "mudar de canal"...
    .
    .
    .
    Mas pera lá... faca de dois gumes...

    Poderia continuar comentando pontos positivos e negativos sobre a postagem, mas pensei em outro aspecto... todas as vezes que uma crítica aberta a nossa sociedades (que é feita de forma pseudohipotética no vídeo, mas é um discurso bem direto) podemos esvaziar qualquer conscientização. Eu, enquanto formador de opinião e educador, penso nisso a todo momento. Todas as vezes que apenas criticamos abertamente sem qualquer medida E NÃO TEMOS UMA PROPOSTA ao invés de conscientizarmos e mobilizarmos os indivíduos, os desestimularemos. Pois é, e isso TAMBÉM FAZ PARTE DO ESTADO IDIOTIZADOR. As críticas abertas e apenas críticas, fazem com que muitos pensem "tá tudo errado mesmo, não vou fazer nada, pois tudo vai continuar errado né?".

    Bem, pensemos também sobre isso...

    ResponderEliminar
  2. Caraa.... sem palavras... o vídeo explica de maneira tão sucinta e didática que permite que qualquer um enxergue a posição atual do nosso país.
    Quando estava assistindo fui tendo várias ideias de comentários, mas foram tantas que é melhor eu fazer um post ao invés de colocar aqui, só vou organizar meus pensamentos primeiro, catar o material sobre e faço o post.
    Estou pensando em tentar comentar cada um dos pontos apresentados no vídeo, sei que não vou conseguir todos, e na verdade, está tão bem explicado que nem sei se tem real necessidade, e fazer um paralelo com a sociedade apresentada por George Owen em 1984.

    ResponderEliminar
  3. Comentando a respeito da resposta do Jorge
    1.
    Concordo plenamente, atacar a educação [não duvido que tenha sido o primeiro a toa] é o ponto mais importante desse processo, feito isso todos os outros pontos abordados no vídeo são consequências ou dependem deste.

    2.
    Não tem o que falar, capitalismo selvagem, o mais for..rico sobrevive.

    3.
    rs, pior que é e melhor função da mídia é contribuir com o "estado idiotizador", mas concordo com a crítica feita no vídeo ligada ao telecurso 2000, a crítica não foi direta ao curso e sim a emissora que o passa, pois o coloca num horário que tenha o mínimo de telespectadores.
    Pensa bem, quem é o público alvo do telecurso 2000? Será que tem um público alvo verdadeiramente?
    Ao meu ver, ele não enquadra especificamente quase nenhum grupo de pessoas, com exeção daqueles que fazem um supletivo e não precisam trabalhar ainda pois os pais ainda sustentam.
    Isso por conta do horário em que passa. E de maneira nenhuma estou fazendo uma crítica ao telecurso, pois já assisti e digo que a aula dada supera muita aula de professor de colégio público por ai.

    Quanto ao ponto apresentado sobre o fato de "estar tudo errado" acabar desestimulando, de fato acontece e tenho que concordar, mas em contra ponto, você se sentiu desestimulado?
    Sempre vai ter quem sinta e quem não sinta.
    Acredito que quem já tinha uma boa ideia sobre o que foi exposto, não se sentiu desestimulado.
    E muito provavelmente a maioria que não tinha a mínima ideia do que foi apresentado no vídeo já está tão alienado e imerso nessa "sociedade idiotizadora" que se sentiu desestimulado.
    Nos sobra os que tinham vagamente uma ideia sobre o assunto, esse acredito que alguns vão se desestimular, mas em contraponto, outros não.
    Entendi o que quis dizer com "crítica aberta e sem medidas", mas também não da pro cara pensar em tudo rs, ele fez um vídeo sucinto para tentar fazer entender o maior número de pessoas e tentar concientiza-las, as medidas tem que vir dessas pessoas, acredito que o rapaz do vídeo já fez sua parte.
    Nem que seja como material para alguém que queira trabalhar a concientização das pessoas, então essa ficaria responsável pelas medidas.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom! quero discutir mas já ta tudo ai dito! rs

    ResponderEliminar