quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eu, Robô



Um livro do génio Isaac Asimov, pai da ficção científica, inventor das 3 leis da robótica.

1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Antes de mais nada... Não, o livro não tem nada a ver com o filme.

O livro inteiro é uma entrevista com uma "robô-psicóloga", Susan Calvin, que "ironicamente" tem comportamento frio e seco como um robô, nos conta 9 histórias a respeito de situações inusitadas, onde se tem um robôs problemáticos, análises das as 3 leis em situações diversas,robôs "especiais" como um que consegue ler mentes, casos em que os robôs comportam-se como se estivessem, equivalente em termos humanos, "bêbados" ou "doentes".
Leitura altamente recomendada para quem gosta do género, não só aborda o comportamento dos robôs mas também analisa os humanos, como resolvem esses problemas e seus comportamentos perante as situações, seus pré-conceitos iniciais aos robôs, ética, entre outros casos que mais parecem puzzle de lógica.
Ao mesmo tempo, se tem um parâmetro geral do desenvolvimentos dos robôs ao longo dos anos.
"(...)Vi tudo desde o começo, quando os pobres robôs não podiam falar até o fim, quando servem como baluartes, postados entre a humanidade e a destruição(...)"
Trecho retirado da última página do livro.

Os contos são esses:

1. Robbie
2. Brincando de Pique
3. Razão
4. Pegue aquele coelho!
5. Mentiroso!
6. Pobre Robô perdido
7. Fuga!
8. Prova
9. O Conflito Evitável

"Os robôs são uma raça mais limpa e melhor do que a nossa."
Susan Calvin

Sem comentários:

Enviar um comentário